Vouzela
HISTÓRIA:
Segundo Amorim Girão (1921) em 13 de maio de 1436 foi instituído por El-Rei D. Duarte, o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos.
Por alguns séculos prevaleceu sem grandes alterações esta divisão administrativa, até que em 1834 se passou a repartir o concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo rio Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste para o concelho de Vouzela e as do lado direito para o concelho de S. Pedro do Sul. Mas a instituição do concelho não o separa do julgado de Lafões.
“Vouzela, nos finais do século XIX, continuava a ser a única cabeça da comarca da região de Lafões.” (Carvalho; Tavares; Marques: 2001)
Ao longo de muitos anos continuou esta indefinição acerca das freguesias que constituíam cada um dos concelhos, sendo apenas em 1973 (4 de maio) a restauração definitiva da Comarca de Vouzela tal como se encontra atualmente.
De origem muito remota, como atestam os inúmeros monumentos megalíticos, o concelho de Vouzela é um autêntico manual de historiam onde cada canto conta um pouco do passado, do que foi e é o Homem como essência!
LOCALIZAÇÃO:
O concelho de Vouzela encaixa-se na Beira Alta, em plena zona de Lafões, distrito de Viseu. Tem uma área de 191,65 km2, distribuídos por 12 freguesias. A sede do concelho dista de Viseu 27 km, das Termas de S. Pedro do Sul 7km, de Oliveira de Frades 8km e de Aveiro 66km. Está situada na margem do rio Zela, afluente do Vouga, no cruzamento das estradas que ligam Aveiro e Vilar Formoso.
Privilegiada na sua localização, esta terra de Lafões oferece bons acessos e facilidade na mobilidade a centros urbanos como sejam Aveiro e Viseu.